segunda-feira, 27 de julho de 2020

Capitalista x Socialista? Não seria melhor ser Cristão Católico que segue o Evangelho?



No último domingo, na homilia do Padre Zezinho no Conventinho, em Taubaté-SP, foi-nos proposto refletir. Jesus nos falava com parábolas que não são historinhas sem consequências, elas nos alertam.
E a parábola da rede que puxa peixes bons e ruins, nos fala do destino dos humanos bons e maus. Haverá um julgamento, pois as nossas escolhas de vida têm consequências. Para o rico, para os políticos, para os corruptos, para os pregadores, para as comunidades, para cantores, para todos os que não ensinam a justiça, a paz, e doutrina social dentro das igrejas.
Passamos por cruzes e sofrimento, mas devemos visar a libertação de um povo e não só de um indivíduo. O Novo Diretório da Catequese nos indica um caminho para toda a sociedade, enquanto põe em evidência muitos oprimidos pela fome e falta de oportunidades. Conforme dito na Encíclica Populorum Progressio, de Paulo VI: "Não há progresso sem justiça e sem partilha de bens."
O mundo sofre, há dor e há solidariedade. carregamos uma cruz. Temos que aparar arestas e ajudar o povo a sofrer menos, ter compaixão e cuidado com os desempregados e famintos.
Temos que construir um céu ao nosso redor, ele não virá de graça! Há muitos Documentos da Igreja que falam sobre solidariedade. Contra a ética individualista de quem só pensa em si mesmo. Todos os ofertórios falam sobre partilha: ideias, catequese e pão. O papel do leigo, da Igreja que luta por políticas sociais. As ideologias de direta e de esquerda fazem o país passar fome. Vivemos em um país injusto.
Jesus ensinava parábolas para quem quisesse ouvir e concluir. Solicitou que todos pensassem, não fossem fanáticos e exclusivistas (só o que interessava a si próprio). Alertou novamente em Mt 13,43: “Quem tem ouvidos, ouça.”
Temos que criar um Novo Reino de Deus entre nós e falta um diálogo nacional. “Que partidos nos defendem? Que Igrejas nos defendem? O que está sendo ditos nos púlpitos? A missão de ser catequistas?  O que os cantores da fé estão cantando ...? Que catequese estamos seguindo? Estamos ouvindo o Papa ou nosso pregador preferido?”. Por fim concluiu: “Ser catequista é muito exigente!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário